quinta-feira, 17 de maio de 2012

VEM AÍ O FORRÓ DA RESISTÊNCIA - 2012

A ASPROLF convida todos (as) os (as) Trabalhadores (as) em Educação da rede Municipal de Lauro de Freitas para participar do nosso Forró que acontecerá no próximo dia 1º de JUNHO, à partir das 18h na AFPEB - Associação dos Funcionários Públicos do Estado da Bahia. 

COMPAREÇA!!
FORRÓ DA RESISTÊNCIA!!

segunda-feira, 14 de maio de 2012

ASPROLF apoia movimento dos estudantes das escolas estaduais em Portão


Na manhã de hoje (14), uma passeata, realizada pelos estudantes das escolas públicas da rede estadual de ensino do bairro de Portão, em Lauro de Freitas, Região Metropolitana, chamou a atenção da comunidade de Portão. Os estudantes, que tiveram apoio do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Lauro de Freitas (ASPROLF), reivindicavam do governador Wagner transigência para negociar a greve que já passa de 30 dias de paralisação. Além de pedir flexibilidade ao governo estadual, reivindicavam também mais recurso para a educação, 10%  PIB e 50% do Pré-Sal para a educação pública do Brasil.

Deram força ao movimento estudantil de Portão, estudantes que vieram de São Félix e representante estudantil do Ages. Representantes do Comando de Greve das Zonais Orla e Periférica estiveram também presentes no movimento. O professor Tássio Revelat foi o principal articulador para que a passeata pudesse acontecer.

Após percorrer as ruas de Portão, os estudantes pararam a Estrada do Coco. O percurso do movimento na Estrada do Coco começou no Centro de Cultura de Portão e terminou com um grande ato em frente à Polícia Rodoviária Estadual. O trânsito ficou congestionado por mais de uma hora.

Nas falas, além de criticar a atitude retrógrada e antidemcrática do governador, os professores vaiaram e criticaram também a postura ditatorial e tirana da prefeita Moema Gramacho (PT) que, de forma perversa, retirou direitos dos trabalhadores em educação do município de Lauro de Freitas para o cumprimento do piso do magistério. "Foi uma MANOBRA, um desserviço à sociedade laurofreitense, um ataque à educação municipal", afirmou o coordenador geral da Asprolf, Valdir Silva.

A ASPROLF informou à comunidade de Portão e a toda sociedade na Estrada de Coco que há recurso para o pagamento do reajuste estabelecido pelo MEC (22,22%). O Estado da Bahia e o Município de Lauro de Freitas receberam em abril complementação do Fundo da Educação (o FUNDEB). O governo municipal recebeu mais de 3 milhões da complementação para pagar o professor. Por que, então, a prefeita fez questão de "rasgar" o plano de cargo e salário dos trabalhadores em educação, retirando dele um direito? 

No final do evento, os professores, funcionário e alunos da escola estadual Kleber Pacheco fizeram uma homenagem a professora, Nadir, que faleceu no início da manhã. Fizeram oração, um minuto de silêncio e cantaram o hino nacional, encerrando o evento. 

ASPROLF DIALOGA COM BASE DO SIMMP EM VITÓRIA DA CONQUISTA

Cumprindo mais uma etapa da agenda de unificação dos sindicatos municipais da Educação do Estado da Bahia, a ASPROLF, representada pelos ...