domingo, 21 de outubro de 2018

ASPROLF DIALOGA COM BASE DO SIMMP EM VITÓRIA DA CONQUISTA

Cumprindo mais uma etapa da agenda de unificação dos sindicatos municipais da Educação do Estado da Bahia, a ASPROLF, representada pelos diretores Washington e Rafael, esteve em Vitória da Conquista, dialogando com a base do SIMMP, Sindicato da Educação do município localizado no sudoeste baiano. Em Conquista, o sindicalistas de Lauro de Freitas fizeram uma  importante análise de conjuntura apontando os riscos que a democracia corre e sinalizaram a consequente deterioração dos direitos sociais, inclusive dos direitos das trabalhadoras e trabalhadores do serviço público. 

A ASPROLF apresentou de forma resumida também alguns aspectos relevantes da construção nosso plano único de carreira que está agora enfim contemplando as/os auxiliares de classe. A nossa luta tem servido de referência para a militância educacional de muitos lugares o que nos deixa honrados, ao mesmo tempo aumenta a nossa responsabilidade de não permitir retrocessos. Passo a passo, estamos articulando sindicatos de várias partes e preparando uma frente ampla em defesa do direito aos precatórios do FUNDEF, e do novo FUNDEB e da melhoria dos planos de carreira em toda Bahia.

quinta-feira, 11 de outubro de 2018

ASPROLF ACOMPANHA LUTA DO SIMPI EM ITABUNA

Presentes na última terça-feira, dia 09/10, na assembleia do SIMPI, Sindicato do Magistério Público Municipal da cidade de Itabuna, os diretores Washington e Rafael, a convite da Presidenta Carminha, levaram a saudação de solidariedade das trabalhadoras e dos trabalhadores de Lauro de Freitas e fizeram uma breve análise de conjuntura, sinalizando, em especial, o tema do ajuste fiscal, presente nos discursos do atual governo federal e dos municípios pelo Brasil, retórica esta, que sempre responsabiliza os investimentos em salários e carreiras dos servidores públicos pela dificuldade financeira da União e dos entes federativos para melhorar infraestruturas pelo país. O ASPROLF aproveitou o ensejo para denunciar a Rede PCR que é uma assessoria técnica que está circulando os municípios brasileiros, a mando do Ministério da Educação, com o propósito de deslegitimar os atuais de planos de cargos e vencimentos da Educação nos diversos entes, sempre com a alegação de que os mesmos são "impagáveis". 

Após essa análise, os diretores afirmaram a importância dos trabalhadores em Educação dos municípios construírem uma rede ampla de solidariedade e defesa mútua e fizeram o convite para que a diretoria do SIMPI e uma comissão possa estar presente aqui em Lauro no dia 24 de outubro para a abertura do nosso congresso que pretende fazer uma mesa com os sindicatos municipais da Educação. Terminada a assembleia, o ASPROLF acompanhou as negociações do Sindicato Itabunense com a Prefeitura. A gestão do prefeito Fernando Gomes está com alguns salários da Educação atrasados e se nega a cumprir a atualização do piso de 6,81%, o que leva o professorado a uma greve de mais de 30 dias. 

Os representantes de Lauro permaneceram durante toda a tarde e início da noite em frente ao prédio do Centro Administrativo, observando a tensa negociação de algumas professoras com a Secretaria da Fazenda, que de forma inábil e autoritária chamou a Guarda Municipal e a Polícia Militar, com o propósito de intimidar a legítima ocupação que as trabalhadoras faziam lá, como maneira de chamar a atenção da imprensa e da sociedade como um todo para os equívocos da Prefeitura. Tais ações só reforçam a tese de que ou organizaremos uma frente única de resistência a esse tipo de prefeito ou sucumbiremos isolados em nossas lutas locais.

terça-feira, 9 de outubro de 2018

FESTA DE COMEMORAÇÃO DO DIA DO PROFESSOR


A ASPROLF parabeniza todos os professores pela data comemorativa do seu dia e convida para a COMEMORAÇÃO DO DIA DO PROFESSOR, nesta quinta-feira (11), às 16h na AFPEB. 
A COMEMORAÇÃO É ABERTA APENAS AOS FILIADOS AO SINDICATO.



ASPROLF DIALOGA COM BASE DO SIMMP EM VITÓRIA DA CONQUISTA

Cumprindo mais uma etapa da agenda de unificação dos sindicatos municipais da Educação do Estado da Bahia, a ASPROLF, representada pelos ...