Seguindo com as atividades do dia 11, aqui em Brasília, aconteceu no Anexo II, Plenário 02, da Câmara dos Deputados, às 14h30, uma Audiência Pública, realizada pela Comissão Especial destinada a proferir parecer ao Projeto de Lei de N.º 8035/2010. Para falar do tema “Qualidade da Educação”, foram convidados a sra. Cleuza Rodrigues Repulho, presidenta da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime; o Sr. Thiago Peixoto, Secretário de Educação do Estado de Goiás e membro do Conselho Nacional de Secretários de Educação – Consed; o professor Roberto Franklin Leão, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE; Sr. Daniel Cara, Coordenador Geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação; e o Sr. Mozart Neves Ramos, Conselheiro do Movimento Todos pela Educação.
No debate sobre o Plano Nacional de Educação, foi unânime a necessidade de se aprovar ainda este ano o PNE com suas respectivas emendas. Foi também ponto do debate a proposta do aumento do PIB para 10% destinada a educação. Segundo a convidada da Undime, “dinheiro público deve ser investido em escola pública”. Segundo os deputados e deputadas presentes no Plenário é urgente a pressão para que Estados e Municípios cumpram com a decisão do STF que decidiu, mais uma vez, pela constitucionalidade do Piso. Outro ponto polêmico e questionado por todos os debatedores foi sobre o diagnóstico do PNE anterior.
Aproveitando o ensejo, a Asprolf conversou com vários deputados federais a respeito da situação da educação de Lauro de Freitas (em greve) e solicitou que fosse feita moção de apoio à greve. A deputada Alice Portugal afirmou que iria conversar com a prefeita Moema Gramacho. Na oportunidade, o coordenador geral, Valdir Silva, encaminhou para mesa documento oficializando a solicitação da moção de apoio.
A sessão foi encerrada (às pressas) às 18h10 porque haveria nova Audiência Pública da Marcha dos Prefeitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário