quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Todo apoio e solidariedade à greve dos professores municipais de Lauro de Freitas (BA)



Na “Pátria Educadora” de Dilma Rousseff (PT), a Educação foi um dos principais setores atingidos pelo ajuste fiscal, com um corte de nada menos que R$ 9,4 bilhões. As mobilizações e greves que surgiram no último período colocaram a defesa da educação pública na ordem do dia e deixaram um recado: Haverá resistência e luta! Assim como no vitorioso exemplo dos estudantes secundaristas de São Paulo que derrubaram o modelo de “reorganização” que Geraldo Alckmim (PSDB) queria impor de forma truculenta, fechando escolas.
Em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador, trabalhadores e trabalhadoras da rede municipal de educação iniciaram uma importante greve depois que o prefeito Márcio Paiva (PP) estabeleceu uma nova forma de definição dos diretores de escolas, impedindo que sejam eleitos democraticamente.
Ontem o sindicato dos professores municipais, a ASPROLF (entidade filiada à CSP-Conlutas), conquistou uma vitória importante na justiça: o reconhecimento da legalidade da greve, impedindo que haja corte de salários dos trabalhadores mobilizados. Ainda assim, as retaliações ao movimento não cessaram, inclusive com processos administrativos utilizados como forma de perseguição política aos lutadores.

Os professores não vão recuar! A mobilização segue fortalecida, contando com ampla participação da categoria e também com o apoio da sociedade.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016
















A ASPROLF – Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Lauro de Freitas realizou na manhã e tarde desta terça-feira(23), mais uma assembleia geral extraordinária com a categoria em greve. Veja a deliberação que foi aprovada, para amanhã na reunião com a prefeitura:

Obs.: dia 24/02 teremos apenas reunião de negociação, às 14h30, com a presença da categoria;


Local: Na SEMED, 

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Hoje na assembleia veja a contraproposta que foi aprovada



















A ASPROLF – Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Lauro de Freitas realizou na manhã desta quarta-feira (17), mais uma assembleia geral extraordinária com a categoria em greve. Veja a contraproposta que foi aprovada, que levaremos para mesa de negociação:

Só participar de Comissão Tripartite nas seguintes condições:
1. Que a Comissão tenha prazo para encerrar: o estudo e discussão da comissão sobre o novo modelo de escolha do diretor e vice-diretor escolar termine e seja enviado e aprovado pela Câmara na primeira quinzena de março de 2016;

2. Nesse ínterim, o Executivo reconduza aos cargos os diretores e vice-diretores eleitos no último pleito imediatamente.

Veja as demais propostas:

Mais publicização do movimento paredista (greve) nos diversos meios de comunicação;

Divulgação através de carro de som;

Fazer cartaz com os vereadores que votaram contra as eleições e contra a educação pública de qualidade;

Concentração e manifestação da categoria no dia da nova reunião de negociação, dia 24/03/2016 (quarta-feira), às 14h30, na Secretaria Municipal de Educação (SEMED);

Caminhada na estrada do Coco, com data e horário a marcar

Manifestação com conscientização nas escolas municipais das cinco regiões da rede municipal de ensino, seguindo o seguinte cronograma:

18/02 (quinta-feira): escolas da Itinga - concentração no Largo do Caranguejo;

19/02 (sexta-feira): escolas do Centro - concentração na Praça de Lauro;

22/02 (segunda-feira): escolas de Portão - concentração em frente ao Colégio Estadual da entrada de Portão (Cléber Pacheco);

23/02 (terça-feira): escolas de Vida Nova - concentração em frente à Escola Municipal de Vida Nova.

Importante salientar que as manifestações nas escolas acontecerão nos três turnos com os respectivos horários (manhã, 07h45; tarde, 12h45; e noite, às 18h). Lembrando que devemos nos encontrar no lugar da concentração de cada região.

Obs.: dia 24/02 teremos apenas reunião de negociação, às 14h30, com a presença da categoria;

25/02 (quinta-feira): nova assembleia geral extraordinária, às 09h, com local a definir.


segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Agenda da greve


Hoje (15), durante todo o dia, os trabalhadores em educação compareceram às escolas para uma aula cidadã, com o fim de esclarecer os motivos da greve. Bem cedo, o Jornal da Manhã informou a sociedade que a educação da Lauro de Freitas está em greve, além de apontar seus principais motivos.

Veja a agenda de amanhã e quarta:

16/02 (terça-feira): reunião com o executivo municipal, às 14h30, na Secretaria Municipal de Educação - Semed;

17/02 (quarta-feira): assembleia geral extraordinária, às 09h, na Associação dos Funcionários Públicos do Estado da Bahia - AFPEB.

Na assembleia, construiremos nova atividade para semana.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Agenda da GREVE

Na assembleia geral extraordinária que aprovou e ratificou a greve para o dia 12 de fevereiro, foram também aprovadas as seguintes propostas abaixo:

1. Comissão Jurídica, que analisará a situação da educação de Lauro de Freitas em todos os seus aspectos e juntos com os advogados da ASPROLF elaborará documento para impetrar no Ministério Público local, estadual e federal;

2. Foi formado o Comando de Greve;

3. Dia 11/02 (quinta-feira): na jornada interna, todos os trabalhadores devem ir para as escolas a fim de esclarecer os motivos da greve que se iniciará no dia seguinte (12/02);

4. Dia 12/02 (sexta-feira): início da greve, com assembleia geral extraordinária em dois turnos, com manifestações:

Pela manhã: às 09h, na Associação dos Funcionários Públicos do Estado da Bahia (AFPEB);

À tarde, às 14h, em frente ao Ginásio de Esporte.

5. Dia 15/02 (segunda-feira): primeiro dia de aula nas escolas: os professores devem dar aula cidadã para explicar aos alunos os motivos da greve;

6. Foi também aprovada a proposta de aulão nas regiões de Lauro de Freitas.

ASPROLF DIALOGA COM BASE DO SIMMP EM VITÓRIA DA CONQUISTA

Cumprindo mais uma etapa da agenda de unificação dos sindicatos municipais da Educação do Estado da Bahia, a ASPROLF, representada pelos ...