terça-feira, 31 de julho de 2018

ASPROLF LEVA ALA DE PROTESTO AO DESFILE DO 56º ANO DE EMANCIPAÇÃO DE LAURO DE FREITAS




Atendendo ao chamado da ASPROLF, os trabalhadores da Rede municipal de ensino de Lauro de Freitas (Região Metropolitana de Lauro de Freitas), levaram, dia 30, uma ala de protesto  para o desfile do 56º ano de Emancipação política de Lauro de Freitas.

O cortejo que percorreu as principais ruas e avenidas do Centro da cidade, levou bandeiras do Sindicato e cartazes reivindicando o pagamento do Precatório do FUNDEF, onde 60% pertence ao profissional do Magistério e os outros 40% à educação.

A questão da mulher foi a temática do desfile. Junto a esta questão, a questão da educação também protagonizou espontaneamente cartazes e faixas espalhadas pelo cortejo. Mais uma vez, a população de forma espontânea demonstra que educação de qualidade é prioridade para o povo ipitanguense.  

Entendemos que a gestão municipal terá uma grande oportunidade, este ano, de causar um grande e positivo impacto na educação, devolvendo os 60% dos precatórios aos profissionais do magistério, como exigia a lei do FUNDEF e exige a lei do FUNDEB, e utilizar os 40% para reconhecer o trabalho dos outros profissionais da educação assim como garantir manutenção e reestruturação de nossas escolas.

segunda-feira, 23 de julho de 2018

RELATOS DE EXPERIÊNCIA - ORIENTAÇÕES PARA O PÔSTER




Como esse espaço de formação proporcionado pela entidade sindical, foi uma deliberação congressual, serão selecionados até 10 (dez) relatos de experiência para serem expostos na área destinada a realização do evento. Os trabalhos devem ser enviados até o dia 27, próxima sexta-feira. A modalidade de exposição dos "Relatos de Experiência" do I Fórum da EJA será pôster ou banner científico  com o formato descrito a abaixo: 

FORMATO E CONFECÇÃO DE PÔSTER

1. Tamanho do pôster: Largura: 90cm; Altura: 120cm;
2. O texto do pôster deve ser legível a uma distância de, pelo menos, 2 m;
3. No topo do pôster deve constar, com as devidas adaptações: título do trabalho, nome(s) do(s) autor(es). Introdução, Objetivo, Metodologia utilizada, Discussão e Considerações Finais (Resultados) e Referências bibliográficas. Local (cidade de referência do trabalho ou da(s) autora(s)). Utilizar textos breves;
4. Os resultados poderão ser ilustrados com fotos, gráficos e tabelas (se for necessário); 
5. Organizar as informações de modo que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente apreendidas;
6. Devem-se usar letras maiúsculas e minúsculas para o conteúdo geral, pois o uso de letras de um mesmo tamanho pode dificultar a leitura. Deve-se evitar usar diferentes tipos de fontes e estilos no mesmo texto;
7. Todos os painéis terão um "gancho" para pendurar pôster com cordão;
8. É obrigatório que o pôster seja confeccionado com cordão para pendurar.

terça-feira, 17 de julho de 2018

EM LAURO DE FREITAS RUI OLIVEIRA E ALICE PORTUGAL REFORÇAM A LUTA DOS PROFESSORES PELO DIREITO AOS PRECATÓRIOS DO FUNDEF

Em plenária da ASPROLF, em Lauro de Freitas, a deputada federal Alice Portugal e o diretor licenciado de Política Sindical da CNTE, Rui Oliveira, afirmaram categoricamente que  60% dos precatórios do FUNDEF são para as profissionais e os profissionais do magistério! 

A visita de Rui e Alice é parte de uma agenda extensa que as duas lideranças estão cumprindo nos vários municípios do Estado da Bahia. Esta agenda visa ao convencimento das prefeitas e dos prefeitos sobre o reconhecimento do direito ao precatório, visto que esse dinheiro pertence ao magistério, já que é fruto do antigo Fundo de Desenvolvimento da Educação Fundamental cuja regra de repartição é a mesma do atual FUNDEB (60% para o magistério e 40% para os demais custeios educacionais). 

Alice Portugal, autora, juntamente com Fátima Bezerra e Carlos Abicalil, da emenda que deu origem à Lei do Piso Nacional dos profissionais do magistério, manteve o seu engajamento com as causas de interesse do professorado e assumiu juntamente com a diretoria da ASPROLF o compromisso de provocar uma audiência com a Prefeita Moema Gramacho com o intuito de mediar essa conquista. Esperamos que a prefeita Moema Gramacho possa o mais breve possível afirmar uma posição clara quanto ao rateio do FUNDEF. 

A ASPROLF já protocolou três ofícios pedindo reunião específica para tratar dessa questão e apesar da boa vontade do executivo municipal para fazer avançar outras pautas estratégicas, como os processos de promoção de carreira, esse assunto ainda está travado sem definição de uma agenda clara de negociações. 


Acreditamos que a presença de uma parlamentar atuante como Alice nessa batalha fortalece a nossa campanha e desde já a cumprimentamos pela coragem de assumir posição firme e forte na defesa de mais essa prerrogativa para a nossa categoria. Fazendo jus ao seu lema de anos de militância, ou estaremos em mesa negociando uma saída pactuada para o tema dos precatórios ou será o verdadeiro REBELE-SE na Rede da Lauro de Freitas.

Na plenária, lotada, a categoria teve a oportunidade de conhecer com mais profundidade a questão dos precatórios e tirar suas dúvidas a respeito do tema. O saldo da atividade foi uma maior consciência da categoria sobre o que está em jogo, sobre seus direitos e da necessidade de luta para que o executivo devolva aos professores os 60% que lhe cabem.

segunda-feira, 16 de julho de 2018

TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO COMEMORAM CARREIRA DESTRAVADA


Quando o governo olha para aqueles que constroem a educação na base da sociedade e atende suas demandas e reivindicações é inevitável celebrar e é imprescindível fortalecer tais caminhos.

Na última sexta, dia 13, comemoramos, em Assembleia festiva, uma série de avanços conquistados nas negociações da pauta reivindicatória 2018 (7% de aumento, a equiparação do auxiliar de classe com o M1, os passos para inclusão do auxiliar no plano de carreira, gratificação por estímulo aos profissionais da sala de recurso multifuncional, entre outras conquistas), especialmente, o destravamento da carreira.

Nos últimos dias, foram liberados cerca de 400 processos administrativos (PADs) que estavam parados há mais de 6 anos. São solicitações de progressão vertical e horizontal, licença prêmio, saúde, entre outros de vários anos, sendo os mais antigos de 2011.

O presidente da ASPROLF Valdir Silva, abriu os trabalhos destacando a importância da assembleia comemorativa, lembrando que para além desses 400 processos publicados, ainda existem outros mais a serem liberados ainda neste mês de julho. "Temos muito que agradecer a Deus. A liberação dos processos foi uma VITÓRIA da categoria que deve ser comemorada. Comemoramos nossa luta. Temos que reconhecer, primeiro, a nossa garra e luta, e, em meio a uma conjuntura difícil, o esforço do governo em honrar o acordo firmado. É público e notório a dificuldades que outros companheiros estão passando em outros entes federados (prefeituras), como Camaçari, Salvador etc. E aqui (em Lauro) nós temos avançado: 7% de aumento, equiparação do auxiliar de classe com o M1, inclusão do auxiliar no plano de carreira, gratificação por estímulo aos profissionais da sala de recurso multifuncional, liberação dos processos travados, aumento do auxílio alimentação, aprovação do auxílio cultura, entre outros."

O diretor de política sindical, Rafael Henrique, relacionou as conquistas históricas do ASPROLF que representam significativos avanços na carreira dos profissionais da educação e isso se reflete na manutenção de uma educação pública de qualidade, "esta é a bandeira do nosso Sindicato. Somos uma entidade de classe combativa. "Contabilizamos nossas lutas com orgulho e comemoramos nossas vitórias, conscientes de que ainda há muito que lutar."
 
A prefeita Moema Gramacho, que atendeu ao convite da mesa, confirmou que a publicação e liberação de mais processos, afirmando que a tão esperada divulgação para liberação dos PADs é fruto do trabalho da ASPROLF. Moema parabenizou os trabalhadores da educação, confirmando que mais processos serão liberados e que tão logo receba a verba do Precatório do FUNDEF, deve quitar os retroativos. "O entendimento da nossa gestão é de trabalhar junto com os professores, por isso estou confirmando que também faremos no final deste ano a eleição para gestores escolares, uma dos pontos que também além de valorizar o profissional, garante aos alunos, uma educação que faça jus à nossa luta e ao nosso lema (Cidade Educadora)."
Uma das contempladas, a professora, Maria Auxiliadora Ribas, disse que é mais do que justo comemorar as conquistas da categoria. Há anos estamos travando essa batalha com o governo pela liberação dos nossos processos. Fomos às ruas, ocupamos a secretaria de educação e administração e temos consciência de que se não fosse a nossa persistência, não estaríamos agora neste evento maravilhoso. Parabéns aos colegas e ao nosso sindicato que nos representa e luta bravamento pelos nossos direitos," comemorou.

Ao final da assembleia, os trabalhadores festejaram ao som de Gabrilla que lotou o salão e não deixou ninguém ficar parado. Ainda nesta sexta-feira, na edição do Diário Oficial do Município, foi divulgada uma lista de enquadramento e de progressão horizontal (http://io.org.br/ba/laurodefreitas/diarioOficial/download/461/1207/1). Ao longo da próxima semana outras publicações serão feitas.

Logo mais, as 14hs a ASPROLF realizará uma Plenária sobre Precatórios do FUNDEF no espaço do restaurante D'Meg e contará com a presença e as contribuições da deputada federal Alice Portugal e o professor Rui Oliveira, presidente da APLB Sindicato para o debate.


quarta-feira, 11 de julho de 2018

ASSEMBLEIA EXTRAORDINÁRIA COMEMORATIVA


Companheiros/as, finalizamos o primeiro semestre e já iniciamos o segundo. Como atividade da ASPROLF, resolvemos, este ano, aproveitar a vitória da categoria no destravamento da carreira através dos quase 400 processos publicados (ainda teremos mais esta semana, e este mês), para fazer um balanço da nossa luta e das nossas conquistas. Por isso, convocamos essa Assembleia Extraordinária Comemorativa. Temos muito que agradecer a Deus.

A liberação dos processos foi uma VITÓRIA que deve ser sim comemorada. Tenho dito que se os processos não fossem publicados estaríamos agora numa grande GREVE, mas uma vez que foram temos que reconhecer, primeiro, a nossa garra e luta, e, em meio a uma conjuntura difícil, o esforço do governo em honrar o acordo firmado. 

São públicas e notórias as dificuldades que outros companheiros estão passando em outros entes federados (prefeituras), como Camaçari, Salvador etc. Aqui (em Lauro) nós estamos avançando: 7% de aumento, equiparação do auxiliar de classe com o M1, inclusão do auxiliar no plano de carreira, gratificação por estímulo aos profissionais da sala de recurso multifuncional, liberação dos processos travados, aumento do auxílio alimentação, aprovação do auxílio cultura e muito mais. Por isso, reforço a convocação da nossa categoria para juntos avaliarmos o semestre e comemorarmos juntos. Convidamos a prefeita e ela confirmou presença nesta assembleia.

Valdir Silva
Presidente da ASPROLF Sindicato

ASPROLF DIALOGA COM BASE DO SIMMP EM VITÓRIA DA CONQUISTA

Cumprindo mais uma etapa da agenda de unificação dos sindicatos municipais da Educação do Estado da Bahia, a ASPROLF, representada pelos ...